Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Um Feliz Natal Verde - elenice carmo*









As pessoas preocupadas com a ecologia certamente estão sempre se perguntando nesta época do ano sobre qual a melhor opção em termos de impacto ambiental para a tradicional árvore de natal.


Uma árvore natural ou uma artificial? Natural, claro! Mas proveniente de onde? Limpezas florestais, horto florestal, viveiros, podem ser ótimas opções.


Porém, devemos levar em conta que uma árvore demora muitos anos para atingir o estado adulto e não devem ser abatidas para este fim, que é o de ornar uma sala ou algum cômodo da casa na época do Natal.


Também, não se devem ocupar terrenos para criação de árvores para abate sem que tenham atingido o tamanho adulto, já que é neste estado que elas reciclam o CO², refrigeram o planeta, produzem a umidade, dão abrigo aos pássaros entre tantos outros benefícios. Mesmo que, nestes locais específicos sejam plantadas outras no lugar das que foram abatidas, existe o problema dos pesticidas e fertilizantes utilizados para o crescimento das mesmas.


As árvores artificiais parecem, então, serem a melhor opção – são bonitas e duráveis, porém, elas são feitas à base de plástico ou vinil, derivados do petróleo. Frequentemente elas contem chumbo. Isto significa um grande gasto de energia na sua produção e um potencial foco de poluição.


Então, que tal um pinheirinho vivo dentro de casa? Pode ser provenientes de limpezas florestais, serem comprados em viveiros ou em floriculturas. O tamanho não pode ser muito grande, para poder crescer durante alguns anos dentro de um vaso que pode ser mantido na varanda, no alpendre, em um corredor fora de casa e ser levado para dentro no mês de dezembro, para cumprir sua função decorativa (tendo em vista que devem regá-lo com frequência para que possa suportar a temperatura interior e o ar mais seco). Assim que a árvore atingir um tamanho que não possa mais viver dentro do vaso é só escolher um local para plantá-lo.


As pessoas que tem um jardim podem plantar o pinheirinho ali mesmo, mas, se não tem, pode plantar no jardim de um amigo, no de seu prédio ou em algum local na cidade onde haja poucas árvores (existem muitos terrenos ociosos em nossas cidades), depois, é só visitar o seu pinheirinho de tempos em tempos.


As pessoas podem fazer um Natal Verde durante todo ano adquirindo uma árvore para comemorar datas importantes como o nascimento de um filho, comemoração da data de um namoro, primeiro ano de casamento, presente de Natal para o Menino Jesus e ir assinalando a passagem do tempo através do crescimento da árvore.


Nesta época tão bonita, abusem na generosidade, no bom censo, na conscientização da importância da ecologia, na essência Cristã que é o amor por todo o tipo de vida. Tenham em mente que o Menino Jesus não quer que o seu aniversário seja comemorado com mortes desnecessárias, mas sim, com muito amor e respeito por todos os tipos de seres vivos.


Tenham em mente que o Menino Jesus os abençoa e deseja a todos um Feliz Natal Verde e um Próspero Ano Novo cheio de realizações.