Páginas

sábado, 2 de maio de 2009


Gag


por Nelson Valente*


Robert Mills Gagné nasceu em North Andover, Massachusetts, em 1916. Obteve o grau de Mestre na Universidade de Yale e o Doutorado, em psicologia, na Universidade de Brown. Desde 1969 é professor na Universidade Estadual da Flórida.


Considerado neobehaviorista, Gagné situa-se entre os pesquisadores interessados na tecnologia educacional, isto é, na aplicação dos princípios da ciência da aprendizagem aos problemas práticos do ensino.


Gagné define aprendizagem como uma modificação na disposição o na capacidade do homem, modificação esta que não pode ser retirada ou simplesmente atribuída ao processo de crescimento.


O autor apresenta oito tipos de aprendizagem, hierarquicamente situados:


Aprendizagem de sinais


Aprendizagem estímulo-resposta


Aprendizagem por encadeamento motor (ou em cadeia)


Aprendizagem de associações verbais


Aprendizagem de discriminações múltiplas


Aprendizagem de conceitos


Aprendizagem de princípios (ou regras)


Aprendizagem de resolução de problemas.


Cada um dos tipos de aprendizagem apresentados por Gagné inicia-se a partir de um ponto diferente de habilidade interna e demanda uma situação diferente para se realizar eficientemente.


Para que a aprendizagem ocorra há que existir os seguintes elementos:


aprendiz


situação estimuladora


respostas (ou performance) dadas pelo aprendiz



Aprendizagem de sinais


Tipo involuntário de comportamento que pode ser prontamente adquirido em conexão com determinado sinal. Caracteriza-se por respostas gerais, difusas e emocionais.


É o conjunto de condições apropriadas para o estabelecimento de uma resposta condicionada.



Aprendizagem estímulo-resposta


Tipo de aprendizagem que compreende a execução de movimentos musculares muito preciosos e a resposta a estímulo ou combinações de estímulos muito específicos – “respostas voluntárias”.


Aprendizagem por encadeamento motor (ou em cadeia)


Tipo de aprendizagem que envolve uma determinada seqüência ou ordem de ações. Cada ato isolado da cadeia, é algo que já foi aprendido. A questão é fazê-lo convenientemente.


Uma cadeia não pode ser aprendida sem que o indivíduo seja capaz de executar cada elo separadamente.



Aprendizagem de associações verbais


Refere-se à aprendizagem de associação entre pares de palavras ou sílabas, como também a aprendizagem de seqüências verbais mais longas.


Aprendizagem de discriminações múltiplas


O indivíduo aprende a dar n diferentes respostas identificadoras em relação a diferentes estímulos que, no entanto, devem-se assemelhar fisicamente em maior ou menor número.


Relaciona-se, essencialmente, ao estabelecimento de um certo número de cadeias diferentes.



Aprendizagem de conceitos


Adquirir noção de “sistema”.


A pessoa que aprende adquire a capacidade de dar uma resposta comum a uma classe de estímulos que podem diferir uns dos outros, de maneira mais profunda, quanto à aparência física. Assim, ele se torna capaz de dar uma resposta que identifica toda uma classe de objetos ou fatos.


Aprender um conceito significa aprender a responder a estímulos em termos de propriedades abstratas, tais como: forma, cor, número etc.


Aprendizagem de princípios (ou regras)



Princípios são cadeias de conceitos que constituem o que geralmente se denomina conhecimento. A aprendizagem de princípios significa a apreensão de todas as relações possíveis entre os conceitos.


Aprendizagem de resolução de problemas



A resolução de problemas é um tipo de aprendizagem que requer elementos internos habitualmente chamados de pensamento. Dois ou mais princípios anteriormente adquiridos são combinados de maneira a formar uma nova capacidade.


Gagné afirma que “a especificação de objetivos comportamentais deve ser baseada a partir de uma análise hierárquica que proporcione diferentes tipos de aprendizagem tais como: discriminação, encadeamento, conceituação, solução de problemas etc. Para cada um desses tipos de habilidade deve-se estabelecer objetivos da maneira mais clara possível”.


O processo de instrução tem quatro funções principais:tornar possível ao aprendiz identificar o que se espera dele no final da aprendizagem;possibilitar a identificação dos elementos de uma situação estimuladora;aumentar a probabilidade de o aprendiz relembrar as informações, habilidades que lhe são apresentadas;guiar o pensamento promovendo a aplicação de set de aprendizagem e facilitar os conhecimentos.


(*) é professor universitário, jornalista e doutor em Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.